Evento ocorreu no sábado, dia 18 de novembro, na sede da Organização no bairro Diamantino, em Caxias do Sul
Com o descerramento da Galeria de Ex-Presidentes a CAAF - Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul comemorou aniversário com celebração na sede, no bairro Diamantino, no sábado, dia 18 de novembro. O encontro foi alusivo à data de 10 de novembro, quando a organização chegou aos 13 anos de existência.
Além de reunir a associados, funcionários e autoridades, o encontro foi marcado pelo descerramento da Galeria de Ex-Presidentes da CAAF, que ficará exposta na sala de reuniões na sede da entidade. Desde a fundação da Cooperativa, já assumiram a presidência cinco gestões.
- Marcos Rech, presidente na Gestão 2010 – 2012 e atual presidente
- Sandro Luis Finn, presidente na Gestão 2013 – 2014
- Rodrigo Antônio Sirtoli - presidente nas Gestões 2015 – 2016 e 2017 – 2018
- Leonard Seefeld, presidente nas Gestões 2019 – 2020 e 2021 – 2022
Pronunciamentos
Momento também aguardado no evento foi a manifestação dos convidados e da diretoria. O presidente da CAAF, Marcos Rech, foi o primeiro a se manifestar, agradecendo a presença de todos. "Construímos essa casa graças a vocês, então, sejam bem-vindos e prestigiem os 13 anos da CAAF".
O deputado estadual Pepe Vargas também se manifestou durante o evento. Ele ressaltou a importância da agricultura familiar e reforçou como o poder público tem um poderoso mercado de compra. "A história da CAAF representa a história da Agricultura Familiar. Vemos muito se falar sobre o agronegócio, que é importante. Mas quem produz a comida que chega à mesa de todos nós é a agricultura familiar, que ocorre na pequena propriedade”, citou Pepe, lembrando que a agricultura familiar é feita por valorosos produtores rurais.
O diretor-adminstrativo da CAAF, Marcos Regelin, fez seu relato por meio de costura sobre a história da Cooperativa e os desafios enfrentados nesses 13 anos. "Nós queríamos marcar essa data com todos os nossos parceiros que ajudaram a construir essa trajetória. Também queremos agradecer a confiança dos nossos ex-presidentes que possibilitaram o trabalho desses 13 anos, colocando em prática a Lei da Alimentação Saudável".
Ao final dos pronunciamentos, o Frei Jaime Bettega, por meio de vídeo, discursou aos participantes e também deu uma bênção a todos e à CAAF. “Onde a cooperação se fez presente, o desenvolvimento se multiplicou. Aqui, a gente lembra os agricultores e agricultoras. Hoje é um dia festivo e nós precisamos celebrar momentos de esperança e de luz. Os 13 anos nos permitem também olhar para a frente, para os sonhos”, destacou, lembrando que a Cooperativa é uma bênção, especialmente para iniciativas como o Projeto Mão Amiga, que tem apoio da organização.
Para encerrar as comemorações, foi cantado os parabéns para a CAAF e ao acendimento das velas do bolo. Os presentes também puderam saborear um coquetel com produtos provenientes da Agricultura Familiar.
Sobre a história da CAAF
A história da CAAF começou em 2009, quando a Lei Federal 11.947 instituiu a obrigatoriedade de que, pelo menos 30%, da alimentação das escolas públicas fosse fornecida pela agricultura familiar.
Com a lei, os produtores rurais viveram um novo momento. Além da lida no campo, foi necessário se unir em torno de entidades que permitissem levar a colheita das propriedades às mesas da cidade, era preciso cooperar, juntar forças e transformar a energia das pequenas propriedades em uma organização capaz de fazer o elo entre aqueles que produzem e as escolas.
Assim, nasceu a CAAF, para vincular e demonstrar a força da agricultura familiar.
Cerca de 30 produtores caxienses se mobilizaram e criaram a associação de agricultores familiares de Caxias do Sul, em 2009. Um ano depois, em novembro de 2010, foi fundada a Cooperativa CAAF.
Aos poucos, a organização foi crescendo. Atualmente, além de escolas, as instituições públicas federais de diferentes naturezas, como universidades, quartéis, hospitais, adquirem produtos da agricultura familiar.
Também a tecnologia possibilitou novas apresentações, e os produtos in natura dividem espaços com os higienizados e minimamente processados, totalizando um portfólio com 211 itens.
A CAAF atende instituições nas regiões da Serra, na região Metropolitana e na Fronteira. Também atende escolas nos estados do Paraná e de São Paulo.
Fotos: Angela Fernandes