S

CAAF realiza mutirão solidário na região de Vila Cristina e acolhe demandas de agricultores

28/05/2024 Notícia

No sábado, 25 de maio, Cooperativa liderou um mutirão solidário, com a participação de voluntários, membros da comunidade rural e moradores da Linha Sebastopol, Barros Pimentel, Sertória Baixa e Santa Isabel


Solidariedade

As chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul assolaram a vida das comunidades e causaram estragos nas propriedades do interior de Caxias do Sul e região. Para acolher os agricultores e os associados, a CAAF promoveu, no sábado, 25 de maio, um mutirão solidário na região de Vila Cristina. O evento contou com a participação de voluntários, membros da comunidade rural e moradores da Linha Sebastopol, Barros Pimentel, Sertória Baixa e Santa Isabel.

Realizado no Salão da Igreja Cristo Redentor, na Comunidade de Barros Pimentel, o mutirão promoveu a integração e ofereceu apoio às famílias afetadas, reforçando o compromisso social da CAAF.

Atividades Realizadas - A programação contou com momentos de integração entre a comunidade e os voluntários. A CAAF realizou o cadastramento das famílias, identificando as demandas e necessidades de cada uma.

Foram realizadas atividades com as crianças, fornecidas orientações e informações importantes e necessárias para esse momento, além de serem repassadas as ações dos governos Estadual e Federal e da Cooperativa para a reestruturação das produções.

O evento incluiu um almoço gratuito preparado para todos os participantes, proporcionando um momento de união e confraternização.

Grupos de voluntários visitaram diversas propriedades rurais para oferecer assistência e avaliar necessidades específicas.

Impacto Comunitário - A Cooperativa vai continuar auxiliando as comunidades do interior, realizando o encaminhamento das demandas ao Poder Público, além de prestar suporte técnico, psicossocial, mudas e adubos para os associados retomarem as suas produções.

Marcos Regelin, gerente administrativo da CAAF, expressou preocupação com o cenário nas comunidades do interior. “Foi um grande mutirão solidário que buscamos viabilizar em conjunto com parceiros. Percebemos na Cooperativa a necessidade de apoiar os produtores nesse momento, porque além das propriedades, muitos estão psicologicamente abatidos,” explica.

Ele ressalta que a tragédia climática devastou a produção, especialmente de hortaliças na região. Além de prejuízos na produção, os agricultores estão com dificuldades no manejo da terra e no plantio, porque o período de chuvas se estende há praticamente 30 dias, o que inviabiliza a atividade agrícola.

Solidariedade e Apoio aos Produtores - A CAAF também atua na defesa dos associados e trabalha junto aos órgãos públicos no auxílio das comunidades rurais. No plano municipal, o trabalho tem se concentrado junto ao poder público para ampliar a prioridade na recuperação de estradas do interior e também na retomada da eletricidade. Em Vila Cristina, muitas propriedades ainda não tiveram o retorno da energia.

No âmbito estadual, Regelin ressalta que ainda há carência de assistência técnica, e que é preciso mais técnicos da Emater, até mesmo para a produção de relatórios que avaliem os prejuízos das chuvas.

Em relação ao Governo Federal, ele explica que os agricultores atingidos terão um crédito especial pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com 120 meses para pagar, três anos de carência e um desconto de 30%.

A ação no sábado contou com a presença da Deputada Federal Denise Pessôa, apoio da Cooperativa Sicredi Pioneira e com doações da Ação da Cidadania, Bela Vista Carnes, Leila Marin – Somos Um Rio Grande, além do apoio da Equipe CAAF, Camelos da Serra, Igreja Luterana, psicóloga voluntária Helena Melo e nutricionista voluntária Marcia Keller.

Compartilhar: